Saudações visitantes da masmorra !
Digamos que você está um pouco perdido, não sabe como começar uma campanha, não faz nenhuma ideia do que fazer, do nada se transformou em uma mosca morta sem utilidade na vida. Mas estou aqui para oferecer uma tocha dentro deste cômodo da masmorra, as vezes todos precisamos de uma luz, a não ser que você seja um anão.
Uma campanha Old School na minha humilde opinião é mais fácil de ser construída, por que simplesmente você não precisa bolar aquela história elaborada e criar situações novas, o nome já diz VELHA ESCOLA, então vamos voltar a usar os necromantes assassinos, sequestradores de princesas, envolva Dragões Vermelhos que ameaçam um reino, pegue o clichê e desenvolva a sua maneira.
Mas isso é obrigatório ? Não sua mosca morte, são apenas elementos que deixam a campanha mais VELHA ESCOLA possível, e tenho a opinião que o RPG clichê é bem mais bacana.
O primeiro passo é escolher o sistema a qual sua campanha irá se resolver, não faz ideia de sistema ? Dou uma dica, acesse o FACEBOOK ( olha que fácil ! ), procure a página OSR - Brasil, lá você consegue conversar com a galera sobre sistemas interessantes que podem ser utilizados para sua alegria, mas para não ficar chato vou recomendar 3 sistemas.
1 : AD&D
Simplesmente um sistema clássico, a qual foi o primeiro que joguei, achei lindo aquela sessão, lutei contra esqueletos e ficava aflito em felicidade ao ver tudo aquilo, aquelas miniaturas lindas, aquele clima lindo, foi logo de primeira me apaixonei pelo Old School.
2 : Old Dragon
Meu RPG favorito atualmente, totalmente brasileiro, já mencionei sobre ele aqui no blog e simplesmente fantástico com regras facilmente acessíveis, fácil de comprar o livro e ser feliz.
3 : Bruxos & Barbaros
Forte o nome né ? Simplesmente no Blog Pontos de Experiência, você encontra este RPG, criado por um BRAZUCA maluco por RPG Old School. É um rpg simples, e beeeeem Old school, onde no próprio blog, você também encontra dicas no próprio blog
Link : http://www.pontosdeexperiencia.com.br/p/bruxos-barbaros.html
Belezura, escolheu algum sistema ? Agora imprima as fichas, se precisar imprima as tabelas e tudo que for de fácil acesso, isso tudo ajudará muito durante a campanha, estude bastante o sistema, mas cuidados para não ficar doido por regra, o rpg foi feito para se divertir.
Após escolher sistema e deixar tudo pronto, escreva a tal história clichê, abaixo vou dar alguns exemplos bacanas que podem ajudar.
1° A princesa foi sequestrada por um feiticeiro e a missão dos aventureiros é busca-la e traze-la de volta.
2º Um Dragão vermelho adormecido está para despertar graças a um mago insano.
3º Bandidos saquearam e mataram algumas vitimas na cidade e os guerreiros devem vingar os mortos.
4º Os aventureiros foram sequestrados para serem vitimas de um culto onde despertará um Lich maligno.
5º Um artefato mágico perigoso foi roubado, mas os aventureiros devem pega-lo com urgência.
Após criar a história, fazer as fichas tudo certo para jogar, você deve seguir os princípios do post que eu fiz sobre ser um mestre Old School.
LINK : http://masmorranegra.blogspot.com.br/2016/05/sendo-um-mestre-old-school.html
Já que estamos falando de campanha, procure sempre encaixar elementos que podem dar gancho para uma possível continuação para a aventura, já que o problema principal foi selecionado, muitos outros problemas podem vir acima disso, procure o momento certo de encaixar isso.
ELEMENTOS IMPORTANTES PARA A MESA !!!!!
Procure sempre facilitar o jogo, use mapas, leve imagens, nem que seja pelo seu celular mesmo, algumas pessoas usam trilhas sonoras como eu, eu gosto muito de usar as trilhas de Conan, A trilha do jogo Skyrim e também busco umas playlist bacanas no youtube, isso não torna a mesa muito old school, mas deixa um climão bem bacana se for bem utilizado.
Algumas pessoas usam miniaturas, dá um toque bacana na mesa, deixa um visual mais chamativo, na minha opinião é que apesar de ser bem bacana, as vezes chega a atrapalhar o desenvolvimento de algumas cenas, simplesmente use o que for útil.
Gostou do post ? Se sim comente !
Se não... Comenta ai também, quem sabe podemos ajudar melhor nos próximos post.
domingo, 22 de maio de 2016
Leve sua interpretação a sério !
Hoje irei dizer 4 dicas de interpretação que serão úteis para sua mesa de RPG, recentemente notei a dificuldade de muitos jogadores levarem a interpretação a sério, simplesmente por que possuem vergonha de fingirem que são personagens de um mundo medieval. De certa forma eu não os culpo, eles simplesmente não fazem isso por que não possuem experiência com o jogo, é normal se acanhar por causa disso, mas se você é mestre a muito tempo e os jogadores ainda continuam levando na zoeira, é hora de rever isso ai, tanto do lado do mestre quanto do jogador.
PASSO 1 : Mestre, entre de cabeça na interpretação de NPC's.
Isso é o mais importante, os jogadores a todo momento estarão se comunicando com o mestre durante o jogo, então quanto melhor o mestre imitar um Hobgoblin medroso por um exemplo, será mais convincente aos jogadores quererem interpretar também. Procurem muito diferenciar personalidades, jeitos de falar, gesticular bastante também ajuda e mostrar para os jogadores que você está interpretando o NPC.
PASSO 2 : Cobre a interpretação.
Jogador Joãozinho : Mestre eu vou falar pra ele que...
MESTRE : Ué, então vai e fala pra ele !
Jogador Joãozinho : ah ta... Oi, eu sou o Guerreiro.
MESTRE : Não não cara, entre no personagem, diga a ele da mesma forma que seu personagem diria.
Jogador Joãozinho : Olá nobre ! Venho lhe trazer noticias, sua belíssima filha está correndo perigo, meu nome é Dmitri, cavaleiro da ordem da espada.
MESTRE : AGORA SIM !!!!
Parece ser uma demonstração boba, mas isso já ocorreu comigo, o jogador se acanhou um pouco, mas conseguiu interpretar o personagem a qual estava jogando, pois é muito melhor você ficar sempre cobrando até eles acostumarem com o clima e finalmente trazerem uma trama mais interessante para a história.
PASSO 3 : Aborde sempre o alinhamento,
Muitos dos RPGs possuem alinhamentos, se o personagem é BOM, NEUTRO ou Mal.
Procure observar se o alinhamento do NPC ou o seu ( se caso você for jogador ), Procure ver bem se as atitudes dadas na história são válidas, mas não precisa se preocupar 100% nisso, até por que idéias podem ser mudadas, mudança de alinhamento durante a trama também pode ser mudado se a história fizer sentido para que isso ocorra, mas é sempre válido procurar ver se o personagem está seguindo o raciocínio correto que foi imposto a ele.
PASSO 4 : Interprete nas ações simples ou até mesmo no combate.
As vezes é muito comum em uma dungeon alguém ir na frente para observar um comodo, o engraçado é que automaticamente os outros personagens acabam sabendo o que realmente possui lá, sendo que apenas 1 deles foi checar.
EXEMPLO !
Joãozinho : Mestre eu vou na frente observar.
MESTRE : Ok, você anda mais a frente do corredor e observa que possuem 4 Ladrões jogando baralho em cima de uma mesa de pedras.
Joãozinho : ouviu galera ?
MESTRE : Não não Joãozinho, seu personagem sabe disso, mas eles não, como você fará para comunicar com eles, sem fazer barulho no silêncio da dungeon ?
Joãozinho : Faço um sinal a eles.
MESTRE : Demonstre então.
E assim faz mais sentido e torna a situação que poderia ser fácil, bem mais complexa. Então são essas pequenas coisas que você acaba introduzindo a interpretação que faz o jogo fluir de forma agradável e mais interessante, se os seus jogadores não curtirem isso, ou se você é um jogador e não gostou, simplesmente RPG não é bem um jogo para você, dai recomendo procurar boardgames ou jogos de video game mesmo.
A conclusão é...
Interprete sempre que puder, funciona para trama do jogo, funciona para tornar o jogo mais complexo e melhor, funciona sempre que o Mestre colaborar também, pois a alma do RPG não está na regras, nos dados, nas fichas e etc, está na interpretação de personagem, as demais coisas estão ali para fazer sentido dentro do contexto do jogo.
É apenas isso que venho dizer a vocês, pois já tive problemas com jogadores que não interpretavam, que hoje já se policiam melhor e sabem que é necessário, vejo em mesas de eventos, o pessoal que nunca jogou e quer ver o que é, gosto de mostrar a eles que é um jogo divertido sim e que se "pode levar a sério" para fazer a coisa fluir.
quarta-feira, 18 de maio de 2016
Ejavan Wolrd mini cenário para Old Dragon ! Pt : 01
Sempre preferi esta capa !!! |
Simplesmente estou trazendo a vocês o cenário que eu mais amo, que eu mesmo criei com meus jogadores e jogamos durante muito tempo, desejo compartilhar com vocês um pouco da história deste cenário que já fez homens chorarem de emoção !!!
Nome do cenário : Ejavan World
Significado de Ejavan : A benção que os anjos despejam sobre a terra.
Um mundo divido em 3 grandes Reinos, que disputam uma economia mundial perversa e suja, homens que buscam poder, seja por pura bondade ou pura maldade, onde os Elfos e anões se isolam totalmente destas tretas políticas.
REINO DE FALCON !!!!
Este Reino é o mais civilizado no mundo de Ejavan, apesar de suas redondezas serem perigosas, tudo a dentro dos portões dos reinos se torna mais seguro, mas como todos sabem, nem tudo é totalmente confiável, guildas de ladrões se escondem em áreas mais pobres.
A cidade é dividida em três partes...
Kingdom Falcon's
Onde o Rei Lenis Falcon se abriga com suas 2 filhas e esposa, onde a Guilda Solares convive junto da guarda secreta do Rei, também onde a escola nobre de magia habita.
Personagens principais do Reino.
Lenis Falcon
Idade : 42 anos
Classe e raça : Homem de armas - Humano
Função : Rei e Paladino
Elena Falcon
Idade : 20 anos
Classe e raça : Homem de armas - Humana
Função : Paladina do Sol ( líder )
Elita Falcon
Idade : 11 anos
Classe e raça : Ladino - Humana
Função : Barda do Reino
Rose Falcon
Idade : 40 anos
raça : Humana
Função : Rainha
Lenis e sua esposa Rose, se casaram cedo e ainda jovem o pai de Lenis o presenteou com as terras que até hoje habita, antigamente a pobreza era muito grande, porém injusta, por que os agricultores eram ricos em comida e ganhavam pouco com a distribuição.
Conflitos atrás de conflitos entre pequenos feudos, causaram catástrofes, aos poucos Lenis e Rose juntavam os sobreviventes e davam um pedacinho de terra para eles em troca de serviços, assim com a queda de 6 feudos foi criado o grande reino que se proporcionou hoje, as pessoas viam que Falcon Jr. tinha boas intenções, mas não sabiam que tudo aquilo era uma estratégia de poder rápido, por que ao meio das guerras, Lenis procurou os melhores guerreiros e os chamou para protege-lo e proteger Rose, antes mesmo que eles tivessem a primeira menina.
A Guilda Solares foi criada por Elena quando ela tinha apenas 14 anos e tinha aulas de esgrima com seu próprio pai e depois ganhou um novo tutor, o anão Onillis, hoje um comandante de tropas e um dos conselheiros do Rei.
A Guarda secreta
A guarda é comandada por Mike Starlight, um paladino que aprendeu a cuidar de Falcões gigantes, e treino 15 homens para fazerem o mesmo, assim tendo que ensinar o Rei também, ninguém sabe de onde vem esses lindos falcões gigantes, antigamente apenas existia 1 que era do primeiro Falcon ( pai de Lenis ).
Lenis apenas os chama se o problema não tem mais saída a não ser guerrear contra seus inimigos, a inveja dos Galgares ( outro reino que em breve será apresentado ), já sentiram a fúria dos 15 Homens.
Village Falcon's Gold
Área onde a nobreza gosta de conviver, pois não foram apenas feudos destruídos que se juntou ao reino, homens importantes de cidades distantes também queriam uma moradia segura e assim negociaram com Lenis para uma parte das terra da cidade ser totalmente voltada para a nobreza, assim tendo que pagar imposto aos mensageiros do conselho, que administram tudo nesta área.
Nesta mesma região se encontra algumas escolas de Espada e escudo, para formarem guerreiros a partir dos 16 anos, já atuarem dentro das regiões para, apesar da guarda prematura, a quantia de homens é extremamente assustadora, homens de muitas cidades partiram em viagens longas até o reino apenas para ganharem ensinamentos.
Poucos aldeões sabem disso mas alguns dos professores da grande guarda são homens da Guarda secreta.
Village Falcon's Silver
Não é apenas uma parte pobre, é uma comunidade unida por suas regiões, forasteiros se abrigam nos bordéis dali, homens da nobreza que querem jogos sujos junto a barris de hidromél, simplesmente vão até lá para farra.
Guildas ladinas não são expostas no reino todo, mas cuidado ao conseguir entrar no mercado negro subterrâneo, lá sim é um lugar perigoso, homens que desejam o mal de toda a família do rei se encontram ali, principalmente os elfos Urbanos, que acham que um Humano não é capaz de administrar um reino grande assim tão rápido com tão pouca idade.
Thief's Florest
Um lugarzinho reservado pelo próprio Rei, onde assassinos podem ser treinados, disciplinados e até mesmo conviverem em uma sociedade, mas foi algo que funcionou apenas de inicio, pois aos poucos foi se tornando um condado da pior gente possível, Guardas do reino lutam diariamente contra estes homens, mas é uma sociedade pacata e ao mesmo tempo gigante.
Quem comanda tudo por alí é Otto, um mercenário de alto perigo, que não perdoa nem se quer o bebês de seus inimigos, suas esposas sofrem nas mãos deste homem, ele é cruel ! Mas para toda crueldade existe um ponto fraco, e este ponto fraco é seu irmão Arthur, um assassino de respeito que inclusive é membro da Guarda Secreta.
Tower Arcane
Uma Torre protegida por magos e feiticeiros extremamente fortes, os comandantes dali são Maya e Kanom, ambos magos e criadores de poções exímios, Kanom também é um membro da Guarda Secreta, por isso pouco se vê o rapaz andando pelos cantos da torre.
Lenis tem medo da magia, ele sabe o tamanho da destruição que ela pode trazer se estiver fora do controle, assim que todo artefato necromante, desconhecido ou muito sigiloso chega as mãos de alguém do reino Kanom é alertado por Lenis, e assim o item é levado para a torre para ser estudado e assim manter ele escondido.
Aqueles que se aproximam da torre sem a devida autorização pode pegar 1 mês de cadeia com torturas, ou pode ser expulso da região dos Falcon's.
Poison Florest
É chamada assim por causa da plantação de cogumelos venenosos que lá habitam, também conhecida por ser uma região selvagem e extremamente perigosa, dizem que Cobras gigantes andam por alí, Shoggoth's são encontrados dentro de cavernas e ainda por cima dizem que aos subterrâneos da floresta podem ser encontrados alguns Drow's.
terça-feira, 17 de maio de 2016
Sendo um Mestre Old School
Seguinte !
Aqui não tem perdão,
Aqui não tem carinho na cabeça,
Aqui é pé na porta e tapa na cara,
Ou joga direito ou se ferra !
Eai Guerreiros, sei que essas palavrinhas iniciais são meio militarizadas demais, tudo bem rpg é só um jogo, mas quando se trata de organização de mesa e jogo é necessário que as coisas sejam feitas direito. Pois hoje direi um pouco sobre ser um mestre de jogos Old School, apresentarei MINHAS opiniões sobre isso, se discordar com algo aqui ou até mesmo concordar, deixe um comentário.
O primeiro passo de tudo sobre organização é que, antes um caderno, lápis, borracha e criatividade com um pouquinho de esforço, você organiza seus mapas, suas histórias escritas a mão, anotações espalhadas atrás do escudo do mestre são ótimas. A essência que o jogo traz de trabalho feito manualmente e utilizado 100% de sua criatividade em cima disso, até mesmo os jogadores podem dar um certo valor maior por ver que você investiu tempo em fazer o trampo !
O segundo passo é a execução, com as ficha prontas, aventura já organizada para jogar, dados no esquema e mini... perai, miniaturas ??? Isso sim é polêmico, eu não sou contra, mas também não tão a favor, devido ao jogo ser de imaginação e interpretação ( como já disse que sou um mestre Noveleiro ), não gosto de focar as cenas/ações em um grid de combate ( tabuleiro ), pois creio que cenas narradas com um clima épico e até mesmo sombrio ( tipo a voz do narrador do filme do Conan ), seja totalmente eficaz para um jogo Old school, por que quanto melhor o mestre investir em sua narração, pra que miniaturas ?
Agora explicarei o inicio do texto !!!!
O mestre primeiramente antes de mestrar um RPG desse gênero, é obrigatório explicar como funciona a mecânica sobre a dificuldade, regras e etc, por que é meramente impossível um jogador de D&D 4.0 ( Dungeons & Dragons four edition ) se dar bem de primeira, e os jogadores devem estar totalmente cientes que é um jogo para pensar, repensar e ter certeza do que vai fazer, por que a falha critica, mesmo com todos os pontos de vida cheios, com armadura completa, proteção arcana não sei das quantas, pode facilmente levar a morte em apenas 1 ação teoricamente simples, como atravessar uma porta contento armadilha.
Então MESTRE explica p#rR@ !!!! Seus jogadores não são obrigados a aguentar você reclamando por que não consegue prosseguir na campanha, sendo que você não dá nem ao menos oportunidade deles saberem com o que estão lidando. Mas isso não quer dizer que você também deve ter dó, se os jogadores estiverem cientes do perigo, não tenha medo de deixar o Guerreiro de nível 6 com X pontos de vida serem reduzidos a 1 miserável ponto, para pelo menos poder tomar uma poção ou tentar pensar em algo genioso para a situação.
Aqui deixei alguma de minhas opiniões de como liderar uma mesa de jogos Old School, escrevi este post relembrando minhas mesa de OLD DRAGON RPG, um jogo nacional, baseado nas primeiras versões do Dungeons & Dragons, tive muita dó no inicio da campanha em ter que matar um ou outro personagem, mas foi exatamente assim que os jogadores pegaram o espírito da coisa até mesmo mais rápido do que eu esperava. Lembro que foi uma campanha marcante onde a interpretação demonstrava além de coragem dos personagens, mostrava também os seus medos, receios e faziam os debates políticos do jogo de maneira surpreendente, simplesmente por que eles tinham a noção total do que era ou não prejudicial para os personagens deles.
EXEMPLO DE PERSONAGEM : Duonf é um anão das montanhas que gostava muito de trabalhar como ferreiro, tinha seu emprego, mas decidiu viajar junto de seus amigos para aprimorar seus estudos e conhecer bastante deste mundo de armas.
Durante o inicio da jornada o Anão perdeu 3 dedos ( na primeira sessão ).
Mais tarde foi amaldiçoado, curado porém ficou sequelas.
Ainda mais tarde perdeu a visão de seu olho esquerdo, sofrendo redutores nos primeiros combates até o mestre achar que o personagem já se acostumou com a visão de 1 olho só.
O mesmo também já torceu o punho que carregava a espada, assim tendo que se virar com a mão esquerda, apenas segurando escudo.
Duonf não morreu, continuou até o final da campanha e ainda por cima não ganhou tanta coisa em troca assim, mas aprimorou muito sua sabedoria, em combates, estudo de guerras e etc.
Então analise bem o que os livros lhe dizem de como mestrar, incentivem seus jogadores a continuar com seus personagens até o final, mesmo que tenham 1 perna amputada, pois do mesmo jeito que parece que o mundo Old School desaba sobre você, há muitos mistérios muitos úteis que beneficiam os personagens.
Isso é tudo... Por enquanto !
domingo, 15 de maio de 2016
Faça sentido dentro do Old School
Olá Visitantes da Dungeon !!
Estive pensando em RPG’s que foram baseados em séries e filmes, como por exemplo o Game Of Thrones RPG da editora jambo, fiquei pensando nesse gênero que há pouca magia, muito suspense, pois sou um mestre noveleiro, eu prefiro passar horas interpretando diálogos construtivos para a história do que sair na porrada.
Apesar de envolver um sistema Politico em muitas de minhas campanhas, meu raciocínio é o seguinte :
1 – Não precisa sair na porrada para se resolver algum problema, bastas simplesmente negociar, saber resolver as situações, cabe ao mestre também enxergar isso, pois tamanha interpretação para isso vale uma boa recompensa.
2 – Quem foi que disse que todas criaturas foram feitas para matar ? Já pensou na possibilidade de um Vampiro, ou até mesmo um Sapo Gigante serem bondosos, apenas atacam por instinto ou para se defender de algo que faz mal para eles, acredite isso dá personalidade para o jogo, os jogadores até mesmo podem se aliar com seres incríveis.
3 – O mundo é seu, as mudanças quem decide é você ! Não se sinta preso em fazer mudanças mirabolantes, como por exemplo, as trevas vencerem e criar um mundo sombrio ( como por exemplo no JOGO de vídeo game DARK SOULS ), é muito interessante viver em um mundo de sobrevivência.
PS: Existe um cenário pronto que considero MASSA !!!! Procurem Dark Sun.
4 – Para que combates desnecessários ? O mestre JAMAIS deve cometer o erro de simplesmente impor um combate simplesmente para rolar a ação na aventura, temos que analisar todo contexto da história, como por exemplo Orcs que defendem uma dungeon, para a segurança das suas esposas e filhos.
Já pensou nisso ????
5 – Traga personalidade e segredos por trás dos NPC’s, não basta ter o taverneiro sem braço, que tem uma filha gostosa. Por que ele perdeu o braço ? Qual o passado dele ? A filha dele tem mãe ? Quem era a mãe ?
Simplesmente crie a personalidade, a história, o modo de pensar daquele NPC, por mais que na hora ele saia do improviso, depois da sessão, aprofunde o que foi improvisado e crie coisas interessantes, por mais que você não use na hora, será útil.
Esse é o raciocínio que eu levo para meus PLAYERS ( jogadores amiguinhos ), pois fazer o jogo ter mais sentido cada vez mais, faz uma trama mais densa, mais cautelosa e também dá uma qualidade no jogo. Até por que não é necessário aplicar isso só no gênero Old School seus bobões.
Curtiram ? Então mostre para seus amiguinhos jogadores de plantão.
Bem Vindo Aventureiro !!!
Olá grande guerreiro !!!!
Aqui quem fala é o Mestre Sombrio, dono desta bagaça, aqui pretendo fazer projetos com jogos de RPG Old School. Você sabe o que é RPG ?
Antes mesmo de explicar que bagaça de jogo é, que tem muito nerd virgem ( ou não ), jogando por ai, decidi dar uma incrementada na minha explicação, já explicando o que é RPG, junto ao tema dele OLD SCHOOL, vamos la ? Aperte o Play no vídeo abaixo e leia, deixe sua imaginação fluir em vez de encher de mofo e ficar vazia e sem graça.
O RPG simplesmente é um jogo que foi criado por 2 caras nerds na década de 70, ambos jogavam muitos board games ( Jogos de tabuleiro, especificamente com miniaturas com temáticas de guerra ). Ambos criaram este jogo no intuito de interagir em uma mesa com alguns jogadores interpretando Magos, Elfos, Anões, Guerreiros como o Conan e até mesmo um palhaço bobo da corte que vive com o dedo no nariz.
Parece bobo né ????
Mas pra quem tem a mente metida a "MATURIDADE" pode até ser mesmo, mas isso não vem ao caso. Resumindo bem, é que esse jogo é como se fosse um jogo de desafios, onde um cara chamado MESTRE ( inclui eu, no caso o MESTRE SOMBRIO HAHAHAHAHA ), que comanda tudo que acontece e impõe desafios aos jogadores, e com os dados e interpretação.
E QUE DIABOS É O OLD SCHOOL NESSA BAGAÇA ?????
O Old school, simplesmente vem dos nomes dos primeiros títulos do Dungeons & Dragons ( nome dado ao título do primeiro RPG ), onde as primeiras versões dos RPGs das antigas tinham mais "tensão", mais dificuldade ( DIFÍCIL QUE ATÉ BEHOLDER CHORA ), vem das artes estilo quadrinhos PULP, estilo as histórias de espada e feitiçaria de Conan o Bárbaro ( esse mesmo do Filme do Brutamonte Arnold ).
Então galerinha, e o foco desse blog é simplesmente falar de RPG Old School, meu foco provavelmente será os títulos de DUNGEONS & DRAGONS e OLD DRAGON RPG.
Assinar:
Postagens (Atom)