terça-feira, 17 de maio de 2016

Sendo um Mestre Old School



Seguinte !
Aqui não tem perdão,
Aqui não tem carinho na cabeça,
Aqui é pé na porta e tapa na cara,
Ou joga direito ou se ferra !

Eai Guerreiros, sei que essas palavrinhas iniciais são meio militarizadas demais, tudo bem rpg é só um jogo, mas quando se trata de organização de mesa e jogo é necessário que as coisas sejam feitas direito. Pois hoje direi um pouco sobre ser um mestre de jogos Old School, apresentarei MINHAS opiniões sobre isso, se discordar com algo aqui ou até mesmo concordar, deixe um comentário.

O primeiro passo de tudo sobre organização é que, antes um caderno, lápis, borracha e criatividade com um pouquinho de esforço, você organiza seus mapas, suas histórias escritas a mão, anotações espalhadas atrás do escudo do mestre são ótimas. A essência que o jogo traz de trabalho feito manualmente e utilizado 100% de sua criatividade em cima disso, até mesmo os jogadores podem dar um certo valor maior por ver que você investiu tempo em fazer o trampo !

O segundo passo é a execução, com as ficha prontas, aventura já organizada para jogar, dados no esquema e mini... perai, miniaturas ??? Isso sim é polêmico, eu não sou contra, mas também não tão a favor, devido ao jogo ser de imaginação e interpretação ( como já disse que sou um mestre Noveleiro ), não gosto de focar as cenas/ações em um grid de combate ( tabuleiro ), pois creio que cenas narradas com um clima épico e até mesmo sombrio ( tipo a voz do narrador do filme do Conan ), seja totalmente eficaz para um jogo Old school, por que quanto melhor o mestre investir em sua narração, pra que miniaturas ?

Agora explicarei o inicio do texto !!!!
O mestre primeiramente antes de mestrar um RPG desse gênero, é obrigatório explicar como funciona a mecânica sobre a dificuldade, regras e etc, por que é meramente impossível um jogador de D&D 4.0 ( Dungeons & Dragons four edition ) se dar bem de primeira, e os jogadores devem estar totalmente cientes que é um jogo para pensar, repensar e ter certeza do que vai fazer, por que a falha critica, mesmo com todos os pontos de vida cheios, com armadura completa, proteção arcana não sei das quantas, pode facilmente levar a morte em apenas 1 ação teoricamente simples, como atravessar uma porta contento armadilha.

Então MESTRE explica p#rR@ !!!! Seus jogadores não são obrigados a aguentar você reclamando por que não consegue prosseguir na campanha, sendo que você não dá nem ao menos oportunidade deles saberem com o que estão lidando. Mas isso não quer dizer que você também deve ter dó, se os jogadores estiverem cientes do perigo, não tenha medo de deixar o Guerreiro de nível 6 com X pontos de vida serem reduzidos a 1 miserável ponto, para pelo menos poder tomar uma poção ou tentar pensar em algo genioso para a situação.

Aqui deixei alguma de minhas opiniões de como liderar uma mesa de jogos Old School, escrevi este post relembrando minhas mesa de OLD DRAGON RPG, um jogo nacional, baseado nas primeiras versões do Dungeons & Dragons, tive muita dó no inicio da campanha em ter que matar um ou outro personagem, mas foi exatamente assim que os jogadores pegaram o espírito da coisa até mesmo mais rápido do que eu esperava. Lembro que foi uma campanha marcante onde a interpretação demonstrava além de coragem dos personagens, mostrava também os seus medos, receios e faziam os debates políticos do jogo de maneira surpreendente, simplesmente por que eles tinham a noção total do que era ou não prejudicial para os personagens deles.


EXEMPLO DE PERSONAGEM : Duonf é um anão das montanhas que gostava muito de trabalhar como ferreiro, tinha seu emprego, mas decidiu viajar junto de seus amigos para aprimorar seus estudos e conhecer bastante deste mundo de armas.

Durante o inicio da jornada o Anão perdeu 3 dedos ( na primeira sessão ).
Mais tarde foi amaldiçoado, curado porém ficou sequelas.
Ainda mais tarde perdeu a visão de seu olho esquerdo, sofrendo redutores nos primeiros combates até o mestre achar que o personagem já se acostumou com a visão de 1 olho só.
O mesmo também já torceu o punho que carregava a espada, assim tendo que se virar com a mão esquerda, apenas segurando escudo.
Duonf não morreu, continuou até o final da campanha e ainda por cima não ganhou tanta coisa em troca assim, mas aprimorou muito sua sabedoria, em combates, estudo de guerras e etc.

Então analise bem o que os livros lhe dizem de como mestrar, incentivem seus jogadores a continuar com seus personagens até o final, mesmo que tenham 1 perna amputada, pois do mesmo jeito que parece que o mundo Old School desaba sobre você, há muitos mistérios muitos úteis que beneficiam os personagens.

Isso é tudo... Por enquanto !

Nenhum comentário:

Postar um comentário