domingo, 22 de maio de 2016

Leve sua interpretação a sério !



Bem vindos a mais uma sala dessa espelunca !

Hoje irei dizer 4 dicas de interpretação que serão úteis para sua mesa de RPG, recentemente notei a dificuldade de muitos jogadores levarem a interpretação a sério, simplesmente por que possuem vergonha de fingirem que são personagens de um mundo medieval. De certa forma eu não os culpo, eles simplesmente não fazem isso por que não possuem experiência com o jogo, é normal se acanhar por causa disso, mas se você é mestre a muito tempo e os jogadores ainda continuam levando na zoeira, é hora de rever isso ai, tanto do lado do mestre quanto do jogador.

PASSO 1 : Mestre, entre de cabeça na interpretação de NPC's.

Isso é o mais importante, os jogadores a todo momento estarão se comunicando com o mestre durante o jogo, então quanto melhor o mestre imitar um Hobgoblin medroso por um exemplo, será mais convincente aos jogadores quererem interpretar também. Procurem muito diferenciar personalidades, jeitos de falar, gesticular bastante também ajuda e mostrar para os jogadores que você está interpretando o NPC.

PASSO 2 : Cobre a interpretação.

Jogador Joãozinho : Mestre eu vou falar pra ele que...
MESTRE : Ué, então vai e fala pra ele !
Jogador Joãozinho : ah ta... Oi, eu sou o Guerreiro.
MESTRE : Não não cara, entre no personagem, diga a ele da mesma forma que seu personagem diria.
Jogador Joãozinho : Olá nobre ! Venho lhe trazer noticias, sua belíssima filha está correndo perigo, meu nome é Dmitri, cavaleiro da ordem da espada.
MESTRE : AGORA SIM !!!!

Parece ser uma demonstração boba, mas isso já ocorreu comigo, o jogador se acanhou um pouco, mas conseguiu interpretar o personagem a qual estava jogando, pois é muito melhor você ficar sempre cobrando até eles acostumarem com o clima e finalmente trazerem uma trama mais interessante para a história.

PASSO 3 : Aborde sempre o alinhamento,

Muitos dos RPGs possuem alinhamentos, se o personagem é BOM, NEUTRO ou Mal.
Procure observar se o alinhamento do NPC ou o seu ( se caso você for jogador ), Procure ver bem se as atitudes dadas na história são válidas, mas não precisa se preocupar 100% nisso, até por que idéias podem ser mudadas, mudança de alinhamento durante a trama também pode ser mudado se a história fizer sentido para que isso ocorra, mas é sempre válido procurar ver se o personagem está seguindo o raciocínio correto que foi imposto a ele.

PASSO 4 : Interprete nas ações simples ou até mesmo no combate.

As vezes é muito comum em uma dungeon alguém ir na frente para observar um comodo, o engraçado é que automaticamente os outros personagens acabam sabendo o que realmente possui lá, sendo que apenas 1 deles foi checar.

EXEMPLO !
Joãozinho : Mestre eu vou na frente observar.
MESTRE : Ok, você anda mais a frente do corredor e observa que possuem 4 Ladrões jogando baralho em cima de uma mesa de pedras.
Joãozinho : ouviu galera ?
MESTRE : Não não Joãozinho, seu personagem sabe disso, mas eles não, como você fará para comunicar com eles, sem fazer barulho no silêncio da dungeon ?
Joãozinho : Faço um sinal a eles.
MESTRE : Demonstre então.

E assim faz mais sentido e torna a situação que poderia ser fácil, bem mais complexa. Então são essas pequenas coisas que você acaba introduzindo a interpretação que faz o jogo fluir de forma agradável e mais interessante, se os seus jogadores não curtirem isso, ou se você é um jogador e não gostou, simplesmente RPG não é bem um jogo para você, dai recomendo procurar boardgames ou jogos de video game mesmo.

A conclusão é...
Interprete sempre que puder, funciona para trama do jogo, funciona para tornar o jogo mais complexo e melhor, funciona sempre que o Mestre colaborar também, pois a alma do RPG não está na regras, nos dados, nas fichas e etc, está na interpretação de personagem, as demais coisas estão ali para fazer sentido dentro do contexto do jogo.

É apenas isso que venho dizer a vocês, pois já tive problemas com jogadores que não interpretavam, que hoje já se policiam melhor e sabem que é necessário, vejo em mesas de eventos, o pessoal que nunca jogou e quer ver o que é, gosto de mostrar a eles que é um jogo divertido sim e que se "pode levar a sério" para fazer a coisa fluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário