domingo, 15 de maio de 2016

Faça sentido dentro do Old School


Olá Visitantes da Dungeon !!

Estive pensando em RPG’s que foram baseados em séries e filmes, como por exemplo o Game Of Thrones RPG da editora jambo, fiquei pensando nesse gênero que há pouca magia, muito suspense, pois sou um mestre noveleiro, eu prefiro passar horas interpretando diálogos construtivos para a história do que sair na porrada.

Apesar de envolver um sistema Politico em muitas de minhas campanhas, meu raciocínio é o seguinte :

1 – Não precisa sair na porrada para se resolver algum problema, bastas simplesmente negociar, saber resolver as situações, cabe ao mestre também enxergar isso, pois tamanha interpretação para isso vale uma boa recompensa.

2 – Quem foi que disse que todas criaturas foram feitas para matar ? Já pensou na possibilidade de um Vampiro, ou até mesmo um Sapo Gigante serem bondosos, apenas atacam por instinto ou para se defender de algo que faz mal para eles, acredite isso dá personalidade para o jogo, os jogadores até mesmo podem se aliar com seres incríveis.

3 – O mundo é seu, as mudanças quem decide é você ! Não se sinta preso em fazer mudanças mirabolantes, como por exemplo, as trevas vencerem e criar um mundo sombrio ( como por exemplo no JOGO de vídeo game DARK SOULS ), é muito interessante viver em um mundo de sobrevivência.
PS: Existe um cenário pronto que considero MASSA !!!! Procurem Dark Sun.

4 – Para que combates desnecessários ? O mestre JAMAIS deve cometer o erro de simplesmente impor um combate simplesmente para rolar a ação na aventura, temos que analisar todo contexto da história, como por exemplo Orcs que defendem uma dungeon, para a segurança das suas esposas e filhos.
 Já pensou nisso ????

5 – Traga personalidade e segredos por trás dos NPC’s, não basta ter o taverneiro sem braço, que tem uma filha gostosa. Por que ele perdeu o braço ? Qual o passado dele ? A filha dele tem mãe ? Quem era a mãe ?
Simplesmente crie a personalidade, a história, o modo de pensar daquele NPC, por mais que na hora ele saia do improviso, depois da sessão, aprofunde o que foi improvisado e crie coisas interessantes, por mais que você não use na hora, será útil.

Esse é o raciocínio que eu levo para meus PLAYERS ( jogadores amiguinhos ), pois fazer o jogo ter mais sentido cada vez mais, faz uma trama mais densa, mais cautelosa e também dá uma qualidade no jogo. Até por que não é necessário aplicar isso só no gênero Old School seus bobões.

Curtiram ? Então mostre para seus amiguinhos jogadores de plantão.

2 comentários:

  1. Excelente dicas e otimo blog! continue com esse otimo trabalho para ajudar a cena da Escola Veia!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado meu querido, fica ligadão por quem vem por ai cada vez mais post's.

    ResponderExcluir