domingo, 22 de maio de 2016

Construindo uma campanha Old School !!!

Saudações visitantes da masmorra !

Digamos que você está um pouco perdido, não sabe como começar uma campanha, não faz nenhuma ideia do que fazer, do nada se transformou em uma mosca morta sem utilidade na vida. Mas estou aqui para oferecer uma tocha dentro deste cômodo da masmorra, as vezes todos precisamos de uma luz, a não ser que você seja um anão.

Uma campanha Old School na minha humilde opinião é mais fácil de ser construída, por que simplesmente você não precisa bolar aquela história elaborada e criar situações novas, o nome já diz VELHA ESCOLA, então vamos voltar a usar os necromantes assassinos, sequestradores de princesas, envolva Dragões Vermelhos que ameaçam um reino, pegue o clichê e desenvolva a sua maneira.

Mas isso é obrigatório ? Não sua mosca morte, são apenas elementos que deixam a campanha mais VELHA ESCOLA possível, e tenho a opinião que o RPG clichê é bem mais bacana.

O primeiro passo é escolher o sistema a qual sua campanha irá se resolver, não faz ideia de sistema ? Dou uma dica, acesse o FACEBOOK ( olha que fácil ! ), procure a página OSR - Brasil, lá você consegue conversar com a galera sobre sistemas interessantes que podem ser utilizados para sua alegria, mas para não ficar chato vou recomendar 3 sistemas.

1 : AD&D
Simplesmente um sistema clássico, a qual foi o primeiro que joguei, achei lindo aquela sessão, lutei contra esqueletos e ficava aflito em felicidade ao ver tudo aquilo, aquelas miniaturas lindas, aquele clima lindo, foi logo de primeira me apaixonei pelo Old School.

2 : Old Dragon
Meu RPG favorito atualmente, totalmente brasileiro, já mencionei sobre ele aqui no blog e simplesmente fantástico com regras facilmente acessíveis, fácil de comprar o livro e ser feliz.

3 : Bruxos & Barbaros
Forte o nome né ? Simplesmente no Blog Pontos de Experiência, você encontra este RPG, criado por um BRAZUCA maluco por RPG Old School. É um rpg simples, e beeeeem Old school, onde no próprio blog, você também encontra dicas no próprio blog
Link : http://www.pontosdeexperiencia.com.br/p/bruxos-barbaros.html
 
Belezura, escolheu algum sistema ? Agora imprima as fichas, se precisar imprima as tabelas e tudo que for de fácil acesso, isso tudo ajudará muito durante a campanha, estude bastante o sistema, mas cuidados para não ficar doido por regra, o rpg foi feito para se divertir.

Após escolher sistema e deixar tudo pronto, escreva a tal história clichê, abaixo vou dar alguns exemplos bacanas que podem ajudar.
1° A princesa foi sequestrada por um feiticeiro e a missão dos aventureiros é busca-la e traze-la de volta.
2º Um Dragão vermelho adormecido está para despertar graças a um mago insano.
3º Bandidos saquearam e mataram algumas vitimas na cidade e os guerreiros devem vingar os mortos.
4º Os aventureiros foram sequestrados para serem vitimas de um culto onde despertará um Lich maligno.
5º Um artefato mágico perigoso foi roubado, mas os aventureiros devem pega-lo com urgência.

Após criar a história, fazer as fichas tudo certo para jogar, você deve seguir os princípios do post que eu fiz sobre ser um mestre Old School.
LINK : http://masmorranegra.blogspot.com.br/2016/05/sendo-um-mestre-old-school.html

Já que estamos falando de campanha, procure sempre encaixar elementos que podem dar gancho para uma possível continuação para a aventura, já que o problema principal foi selecionado, muitos outros problemas podem vir acima disso, procure o momento certo de encaixar isso.

ELEMENTOS IMPORTANTES PARA A MESA !!!!!

 Procure sempre facilitar o jogo, use mapas, leve imagens, nem que seja pelo seu celular mesmo, algumas pessoas usam trilhas sonoras como eu, eu gosto muito de usar as trilhas de Conan, A trilha do jogo Skyrim e também busco umas playlist bacanas no youtube, isso não torna a mesa muito old school, mas deixa um climão bem bacana se for bem utilizado.

 Algumas pessoas usam miniaturas, dá um toque bacana na mesa, deixa um visual mais chamativo, na minha opinião é que apesar de ser bem bacana, as vezes chega a atrapalhar o desenvolvimento de algumas cenas, simplesmente use o que for útil.

Gostou do post ? Se sim comente !
Se não... Comenta ai também, quem sabe podemos ajudar melhor nos próximos post.

Um comentário:

  1. Muito boa as dicas e otimos sistemas indicados! Ainda recomendo o sistema Sword & wizardry que possui versão traduzida e traz um pouco da experiencia das primeiras ediçoes do D&D sem aquelas baboseiras do THAC0.

    Otimo blog!

    ResponderExcluir